03 junho 2007

Cuidados Básicos com a Eletricidade II !


Quais os principais problemas em instalações elétricas?
Sobrecargas, que ocorrem sobretudo pela utilização de muitos aparelhos ligados na mesma tomada (como benjamins ou tês), pelo uso de aparelhos de potência muito elevada em redes elétricas que não estavam preparadas para isto e por improvisações (gambiarras ou gatos) executadas por pessoal não qualificado. Com o tempo, as sobrecargas podem gerar graves acidentes pessoais e, não raro, ocasionar incêndios. - Falta de manutenção, já que as instalações elétricas residenciais também precisam de um check-up a cada 10 anos pelo menos. - Extensão solta pelo piso, uma causa freqüente de acidentes, que deve ser eliminada e em seu lugar executada uma instalação definitiva. - Improvisações e gambiarras , materiais e produtos de qualidade duvidosa, falta de profissionalismo, principalmente na contratação do famoso "faz-tudo". - Ausência de dispositivos de proteção, como DR e aterramento. - Dimensionamento insuficiente dos cabos.




Eletricidade
Distribuída em 127 Volts ou 220 Volts conforme a região.
Antes de ligar qualquer aparelho à energia elétrica você deve saber qual a voltagem naquele local (127V ou 220V) e a voltagem do aparelho.
Um aparelho não pode funcionar em outra voltagem que aquela indicada em seu corpo. Porém existem eletrodomésticos com "bi-voltagem" automáticos ou com uma pequena chave que deverá ser colocada na posição correta, antes de ligados à tomada...Pode ser usado também um transformador de voltagem para produzir a voltagem certa que o aparelho exige.

Os fusíveis & os disjuntores
Fusíveis se queimam para proteger a instalação elétrica de algum problema, descubra , resolva e coloque um com a mesma capacidade.Os disjuntores têm a mesma função dos fusíveis, são feitos para proteger e desarmam quando necessário.Se desarmam com muita frequência ou as tomadas e os fios estão ficando quentes, chame um eletricista de sua confiança. Nada de arames, papel de alumínio, etc., substituindo os fusíveis, certamente o prejuízo vai ser maior que o preço de um fusível ou disjuntor !

Rede de Distribuição - Descrição
Conjunto de materiais elétricos, tais como: eletrodutos, fios, cabos e caixas de passagem, destinados a conduzir a energia elétrica da entrada ao quadro geral de distribuição e proteção e deste aos quadros parciais de comando, distribuição e proteção.
Troca de Lâmpadas
Antes de trocar uma lâmpada, desligue o interruptor,(se puder desligue o disjuntor referente ao circuito da almpada).· Não toque na parte metálica do bocal, nem na rosca.Voce pode usar um pano dobrado para segurar o bocal.· Segure a lâmpada pelo vidro (bulbo). E desenrosque a lampada queimada. - Pegue uma lampada nova e enrosque no bocal.Não exagere na força ao rosqueá-la, pois o vidro pode partir . Basta ajustá-la para dar contato.
· Lembre-se de executar a troca de forma segura (use uma escada e não faça o serviço descalço).

Cerca elétrica
Para eletrificar cercas, use um aparelho especial chamado eletrificador de cercas.Compre equipamento de boa procedência e leia atentamente o manual de instruções. Consulte um eletricista habilitado e coloque placas de sinalização a cada 100 metros. A instalação malfeita da cerca elétrica pode provocar a morte de pessoas e animais.
Atenção: nunca ligue a cerca diretamente na tomada. Qualquer acidente pode ser fatal !
Seccione (ou separe) e aterre as cercas da propriedade. Se algum fio de luz cair sobre a cerca, o aterramento escoará a energia elétrica pelo fio terra e não pelo arame da cerca.
----------------------------------
TEREMOS AINDA PARA ESTUDAR:
  • Exposição ao Choque Elétrico
  • Choque Elétrico
  • Espraiamento da Corrente do Choque Elétrico
  • Macro Choque
  • Micro Choque
  • Tipos de Choques Elétrico
  • Choque Estático
  • Descargas Atmosféricas
  • Tensão de Toque
  • Tensão de Passo


Mauro Luiz
E-mail: eletricista_mauro@yahoo.com.br

Nenhum comentário: