04 junho 2007

Cuidados Básicos com a Eletricidade III !




Cuidados com o Chuveiro
· Não mude a chave liga/desliga e verão/inverno com o chuveiro ligado. Dá choque ( feche a torneira antes ) e pode ser fatal.· Instale o fio terra corretamente, de acordo com a orientação do fabricante, é a segurança da sua familia.· A fiação deve ser adequada (as bitolas "grossura do fio" recomendadas pelo fabricante, tem de ser seguidas), bem instalada e com boas conexões. Fios derretidos, pequenos choques e cheiro de queimado indicam problemas que precisam ser corrigidos imediatamente.· Nunca diminua o tamanho de resistências nem reaproveite resistências queimadas.





Tomadas... atenção !
Tomada quente é sinônimo de desperdício e indicação de perigo (fogo). Cada tomada é dimensionada para a passagem de um determinado valor de corrente elétrica.Muitos aparelhos ligados na mesma tomada podem causar sobrecarga e curto-circuito na fiação. Por isso, evite o uso de benjamins.Lembre-se de que uma instalação elétrica adequada e bem conservada, além da segurança e conforto, proporciona economia de energia elétrica.





Lâmpadas
Sugestão muito interessante principalmente quando aplicada a lâmpadas externas.Se você quiser evitar a oxidação e por consequência facilitar a futura troca da lâmpada queimada !
Basta colocar uma gota de óleo na rosca antes de apertá-la ! Sugestão do sr. Alves C. M.





Medidor de Energia (Relógio de Luz) !
O medidor é o equipamento utilizado para medir e registrar o consumo de energia elétrica. É comum haver dúvidas quando você recebe a sua conta e verifica o consumo cobrado naquele período. Aprenda a "ler" o medidor para acompanhar e controlar o seu consumo de eletricidade.Conheça os tipos:
Medidor Analógico
O tipo mais comum de medidor de energia elétrica é o Analógico ou de ponteiros. Ele é composto por quatro relógios. Veja como é fácil fazer a sua leitura.

Medidor Digital
Apresenta os algarismos em formato digital, funcionando como um registrador de quilometragem percorrida por um veículo. Nesse tipo de relógio de luz, os números que aparecem no visor já indicam o valor da leitura.Fonte: Eletropaulo
Mauro Luiz










































Um comentário:

curiosidadesdamatematica disse...

Tenho uma dúvida. Nos resistores em série ou em paralelo o consumo de energia é o mesmo?