03 agosto 2011

Escolas Estaduais terão ‘Gerente’ de organização escolar


Últimas Notícias - Quarta-feira, 3 de agosto de 2011


Escolas Estaduais terão ‘Gerente’ de organização escolar





Este mês, data em que os alunos voltam às aulas, as escolas da rede estadual de ensino terão um reforço no quadro de apoio administrativo.


De acordo com o Governo do Estado, trata-se da função de gerente de organização escolar, criada recentemente pela Lei Complementar 1.144/2011, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin e publicada no Diário Oficial no último dia 12 de julho.



Para o desempenho da função, em caráter excepcional, serão designados os servidores que ocupavam o posto de secretários nas unidades na data de homologação da referida lei. Eles atuarão como gerentes até a conclusão do processo de certificação ocupacional para a função, a ser organizado pelas secretarias de Educação e Gestão Pública. O prazo para realização do processo é de 180 dias a partir da publicação da lei.



A dirigente regional de ensino da Diretoria de Ensino de Catanduva, Maria Aparecida Cheruti Frare, explica que da prova de certificação operacional poderão participar os funcionários da escola que ocupam a função de agente de organização escolar, secretários e assistentes de administração. Maria Aparecida aponta que em cada escola, dentre os aprovados, o diretor da unidade escolherá o ‘gerente’.



“A criação da função de gerente de organização escolar se baseou não só nas análises de nossas equipes técnicas, mas também nos diagnósticos que foram apresentados pelos representantes da rede estadual de ensino nas 15 reuniões regionais de trabalho que realizamos neste primeiro semestre, com a participação de cerca de 20 mil profissionais”, disse o secretário da Educação, Herman Voorwald.



Na primeira etapa, os dirigentes de ensino irão designar um gerente para cada escola de sua região. A implementação será gradual, de acordo com os ajustes administrativos necessários.



Estima-se que cerca de 5.200 servidores deverão assumir a função em todo o Estado e serão responsáveis por gerenciar o trabalho dos agentes de organização e serviços escolares, referente ao atendimento aos alunos, conservação da unidade, preparo da merenda e apoio técnico-administrativo. Para isso, os novos funcionários receberão remuneração mensal de R$ 843,91, além do salário que o funcionário já recebe.



Nos próximos três meses, deve ser publicado um decreto no DOE para regulamentação do processo de certificação ocupacional que credenciará esses servidores, assim como a identificação das unidades escolares que passarão a contar com o gerente de organização. Segundo a dirigente regional de Catanduva, a criação da função de gerente é mais uma iniciativa que a Secretaria de Estado da Educação tomou com o objetivo de melhorar, ainda mais, os serviços oferecidos em relação à área administrativa e pedagógica.



Fonte: http://www.oregional.com.br/portal/detalhe-noticia.asp?Not=260055

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