24 junho 2011

Inspeção de instalações elétricas

Inspeção de instalações elétricas

Por Eng. Paulo E.Q.M. Barreto*

Procedimentos

A verificação final das instalações elétricas estabelecida pela NBR 5410 compreende as seguintes etapas:

1. Recebimento da documentação “as built”;

2. Avaliação dessa documentação;

3. Realização da inspeção visual;

4. Realização dos ensaios;

A documentação “as built” deve ser entregue a quem for realizar a verificação final, que, antes de ir ao local da obra, fará uma pré-avaliação de conformidade com base nas informações constantes nessa documentação. Posteriormente, já no local da obra, deverá anotar eventuais incompatibilidades entre o que estiver documentado e o que for encontrado instalado.

A inspeção visual deve ser realizada antes dos ensaios e tem por objetivo verificar se os componentes da instalação elétrica estão em conformidade com as respectivas normas, se foram corretamente selecionados e instalados de acordo com as prescrições da NBR 5410 e se não possuem danos visíveis.

A verificação da conformidade de cada componente é feita, por exemplo, pela própria indicação da norma no invólucro do produto. Já para os casos de produtos sujeitos à certificação compulsória (ver Portarias do Inmetro), deve-se verificar se possuem a Marca de Conformidade (emitida por organismo acreditado pelo Inmetro).

Para desempenhar um bom papel e racionalizar o seu trabalho, o profissional encarregado da inspeção deve estar munido de formulários que ele deve desenvolver. Eles devem ser apropriados a cada tipo de instalação e de verificação, elaborados com base em requisitos normativos e em inspeções anteriores e que sirvam de referência para o desenvolvimento das tarefas, abrangendo todas as necessidades previstas. Caso seja necessário, o profissional poderá recorrer a serviços de consultoria, para o desenvolvimento dos formulários e procedimentos.

Dependendo do porte da obra e das características dos materiais e equipamentos utilizados, algumas etapas do processo de inspeção podem (e até devem) ser realizadas durante a execução, e não apenas ao final da obra.

A NBR 5410:2004 apresenta em 7.2.3 as verificações mínimas a serem realizadas como parte do processo de inspeção visual. São elas:

Medidas de proteção contra choques elétricos;

Medidas de proteção contra efeitos térmicos;

Seleção e instalação das linhas elétricas;

Seleção, ajuste e localização dos dispositivos de proteção;

Presença dos dispositivos de seccionamento e comando;

Adequação dos componentes e das medidas de proteção às influências externas;

Identificação dos componentes;

Presença das instruções, sinalizações e advertências requeridas;

Execução das conexões;

Acessibilidade;

Após a realização da inspeção visual e não havendo não-conformidades que possam alterar resultados de algum ensaio, parte-se para a realização dos ensaios mínimos previstos em 7.3.1.1 da NBR 5410. São eles:

Continuidade dos condutores de proteção e das ligações equipotenciais principal e suplementares;

Resistência de isolamento da instalação;

Resistência de isolamento das partes da instalação objeto de SELV, PELV ou separação elétrica;

Seccionamento automático da alimentação;

Ensaio de tensão aplicada;

Ensaios de funcionamento

* O Engenheiro Paulo E.Q.M. Barreto é sócio-diretor da BARRETO Engenharia Ltda. (www.barreto.eng.br), empresa que presta serviços e promove cursos da área de engenharia elétrica.

Nenhum comentário: