03 setembro 2010

Dicas ao Site Painel Interativo de Recado do Prysmian Club

Dicas ao Site Painel Interativo de Recado do Prysmian Club de 05/05 a 30/08/2010

Postado em: 30/8/2010 07:33:54
Transformar casas em confortáveis refúgios capazes de oferecer segurança e satisfazendo as necessidades básicas dos ocupantes de uma residência. Melhorando a qualidade de vida, proporcionando redução do trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes, proporcionado a utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo e zelando pelo bem estar dos moradores. Esta é uma das funções de um eletricista instalador, dedicando seu trabalho e conhecimentos para um mundo melhor.

Postado em: 29/8/2010 10:53:37
Profissionais em Iluminação: Os avanços tecnológicos na eficiência de energia são contínuos e evoluíram desde os tempos dos pavios e óleos para lampiões até as modernas luminárias. A iluminação ganhou um espaço tão grande no mercado, que hoje tornou-se indispensável num projeto de arquitetura. Devido a recursos tecnológicos em nossa disposição a ajuda de um especialista. Hoje temos escritórios e lojas especializadas em projetos luminotécnicos (que é o estudo minucioso das técnicas das fontes de iluminação artificial através da energia elétrica, tanto em espaços interiores e exteriores)que conta com arquitetos e light designers preparados para orientar o cliente e ao profissional eletricista.

Postado em: 28/8/2010 19:27:58
A maioria das lâmpadas são construídas no invólucros de vidro. Nas incandescentes o invólucro mantém o vácuo para que um filamento fique incandescente se se queimar, emitindo luz e calor, Nas lâmpadas fluorescentes um gás inerte é que é mantido fechado e emite luz ao ser atravessado por elétrons. Já nas lâmpadas de LEDs são feitos de semicondutores, do tamanho de grãos de areia, coberto com lentes plásticas de diversos tamanhos. Eles têm sido cada vez mais utilizados na fabricação de semáforos de transito, na iluminação interna e traseira de automóveis e em uma série de outros equipamentos de sinalização. Duram muito mais e consomem muito menos energia do que as lâmpadas convencionais.

Postado em: 27/8/2010 07:32:57
Leds sub-aquática: Graças ao desenvolvimento da tecnologia dos leds de potência, a iluminação em piscinas, fontes e aquarios ganha cada vez mais adeptos. A nova geração de refletores com leds para piscina é mesmo fantástica, conseguindo reunir grande intensidade luminosa, melhor distribuição de luz, segurança e muita economia. Fica difícil resistir a uma piscina iluminada com cores intensas e efeitos tão variados de iluminação. Sem contar com o conforto de comandar casa um destes efeitos através de um painel de controle completo intuitivo ou ainda de um controle remoto que estará sempre a mão. Eletricista, incorpore esta idéia desde a fase de projeto, e bom trabalho.

Postado em: 26/8/2010 07:28:20
POR QUE OS LEDs ESTÃO EM ALTA? O que antes era visto somente como luz de indicação em aparelho eletrônicos hoje é a grande aposta no setor luminotécnico, no qual as inovações tecnológicas surgem a cada instante. No século XXI os LEDs, Diodos emissores de luz, estão em quase todas as casas de consumidores que desejam produtos de alta qualidade, por isso a aplicação desses pequenos pontos de luz é cada vez mais procurada por serem flexíveis e econômicos. Além da grande variedade de cores: Luz Branca, Azul, Verde, Vermelha, ou grandes misturas entre sí. Fica tudo muito bom, graça a esta grande variedade de tonalidades, tamanho reduzido e flexibilidade.

Postado em: 25/8/2010 07:22:53
Lâmpada Fluorescentes são as lâmpadas frias, que não geram calor próprio. Essas sim são ideais para utilizar nas luminárias de papel. Esteticamente não são muito bonitas, mas apesar de serem um pouco mais caras que as incandescentes comuns, duram aproximadamente 6 vezes mais e gastam bem menos energia. Se uma lâmpada incandescente gasta 100W, uma fluorescente com a mesma qualidade gasta 23W. Tem-se uma ideia que as fluorescentes são todas muito brancas, mas isso é um engano, as lampadas mais atuais podem ter uma luz morna (amarelada)e também podem ter um bom IRC (Índice de Reprodução de Cor) muito próximo ao das incandescentes, porém ainda não chega a 100%.

Postado em: 24/8/2010 18:08:37
Carga Elétrica, nós já sabemos que a matéria é composta por átomos, eses átomos são compostos por milhares de partículas elementares, que são elas: Prótons, Nêutrons e Elétrons. O Prótons e os Nêutrons localizam-se na parte central do átomo, e formam o chamado núcleo. Os elétrons giram em torno do núcleo na região chamada de eletrosfera. Os Prótons e os Elétrons apresentam uma importante propriedade física, a carga elétrica. A Carga Elétrica do próton e a do Elétron tem a mesma intensidade, mas sinais contrário. A Carga do Prótons é positiva e a do elétron, negativa.

Postado em: 23/8/2010 07:37:03
A intensidade da corrente elétrica será maior quanto mais elétrons passarem pela secção, ou seja, quanto mais cargas passarem no menor intervalo de tempo. Por isso, define-se corrente elétrica como sendo a quantidade de carga elétrica dividida pelo tempo. A unidade de corrente elétrica no sistema internacional é o couloub por segundo, que é conhecido por ampère.

Postado em: 22/8/2010 10:14:13
Energia Reativa: É energia elétrica que circula continuamente entre os diversos campos elétricos e magnéticos de um sistema de corrente alternada, sem produzir trabalho. Seu uso ocorre em função do baixo fator de potência de alguns equipamentos, que por falta do capacitor apropriado, não armazenam necessária para produzir sua indução e, ou ignição inicial. Esta modalidade de energia hoje no Brasil ainda não é cobrada de consumidores residenciais Classe B (Classificação tarifária).

Postado em: 21/8/2010 19:22:13
Projeto Elétrico: Seu objetivo é adequar as necessidades do cliente/consumidor com a economia e a segurança. Fazendo-se um projeto elétrico você pode economizar desde a aquisição de materiais para execução até no seu consumo de energia. O dimensionamento correto dos circuitos faz com que não haja superdimensionamento de cabos e eletrodutos, só assim você terá uma instalação correta e segura. Lembrando-se que a segurança das pessoas e patrimônio devem estar em primeiro lugar, por isso é sempre bom ter um profissional da área, orientando durante todo o processo de uma construção.

Postado em: 20/8/2010 07:28:58
Diferença entre proteção Termomagnética e Residual. Na proteção de circuito, há basicamente 3 tipos de ação: Térmica, Magnética e Residual. A Térmica se refere à sobrecarga, ao efeito joule. A Magnética envolve curto circuitos. Como um curto circuito tem que ser interrompido o mais rápido possível. O Residual ou Diferencial é baseada na diferença entre duas correntes. Por exemplo, se você tem um circuito monofásico fechado, e injeta 10A na fase, espera-se que volte os mesmos 10A pelo neutro. Qualquer corrente diferente disso nos traz a certeza de que há algo diferente do esperado. Desta forma, as proteções residuais podem ser utilizadas para detectar fugas à terra.

Postado em: 19/8/2010 07:33:48
Motor elétrico é a máquina destinada a transformar energia elétrica em energia mecânica. O motor de indução é o mais usado de todos os tipos de motores, pois combina as vantagens da utilização de energia elétrica, baixo custo, facilidade de transporte, limpeza e simplicidade de comando com sua construção simples, custo reduzido, grande versatilidade de adaptação às cargas dos mais diversos tipos e melhores rendimentos.

Postado em: 18/8/2010 08:03:20
As lâmpadas elétricas têm uma estrutura muito simples. Na base, existem dois contatos de metal, que são ligados a dois fios rígidos, que são conectados ao filamento de metal fino (tungstênio). O filamento fica no meio da lâmpada, protegido por uma cápsula de vidro. Os fios e o filamento estão dentro da lâmpada de vidro, que é cheia de gás inerte, como o hormônio. Quando a lâmpada é ligada a um sistema de energia, uma corrente elétrica flui de um contato para o outro, passando pelos fios e pelo filamento. Como os elétrons da corrente movem-se rapidamente através do filamento, eles estão constantemente batendo nos átomos que compõem o filamento. Esta movimentação faz com que a luz se acenda.

Postado em: 17/8/2010 07:26:51
Algumas conseqüência da invenção da lâmpada. Além do conforto e segurança, a lâmpada proporcionou ao homem a possibilidade de dar um imenso salto tecnológico, isto por que a lâmpada serviu de base para a construção da chamada válvula elétrica, o que impulsionou a eletrônica, e com ela toda a tecnologia que dispomos. Além da válvula, a lâmpada teve importante papel nos laboratórios de física, uma vez que esta proporcionou o teste mais importante para a teoria onbulatória de broglie, através do experimento de Davisson-Germer. Ainda assim podemos citar sua importância na área da medicina, pois através de uma lâmpada surgiu os primeiros aparelhos de Raio X.

Postado em: 16/8/2010 07:40:03
A lâmpada elétrica é sem dúvida um dos maiores inventos da história da humanidade, graças a ela que possuímos nos dias de hoje toda a comodidade e segurança dentro das nossas casas, afinal de contas, foi devido ao advento da lâmpada elétrica que pudemos eliminar na maioria das localidades o uso de lampiões, tochas ou velas, que além de serem pouco eficientes e perigosos, eram também extremamente poluentes. Além da grande importância da lâmpada para a vida do homem, a lâmpada elétrica contribui de forma marcante no desenvolvimento de um ramo da engenharia de importância fundamental para a existência de praticamente toda tecnologia atual, a eletrônica.

Postado em: 15/8/2010 12:48:55
No sistema internacional (SI), a energia elétrica é dada em joule (J), porém, a unidade de medida mais utilizada é o quilowatt-hora (Kwh). No Brasil, 98% da energia elétrica produzida vêm das usinas hidrelétricas, e o restante é a combinação das usinas nucleares (Angra I e Angra II) e das fontes de energias renováveis (Termoelétricas e energia Eólica). As companhias energéticas utilizam o Kwh para a medição do consumo de energia elétrica de um determinado estabelecimento comercial, residencial ou industrial.

Postado em: 14/8/2010 20:46:08
Um projeto de um eletricista deve conter os dados básicos recomendados: Uma boa ficha que identifica o projeto, descrevendo a identificação do técnico juntamente com o termo de responsabilidade. Constituição e classificação dos locais quanto ao ambiente e utilização, potências de aparelhos de comandos e de uso gerais, Iluminação e tomadas, vídeo porteiro, TVs e Alarmes, Pára-raio e tudo o que há de mais moderno em proteção pessoal e predial. Um bom desenho do projeto e do prédio é fundamental, pois na hora de um possível reparo e mudanças futuras, facilita e muito a outros profissionais. Tenham um ótimo final de semana. Abraços

Postado em: 13/8/2010 07:47:23
Benefícios Ignorados, muito bem editada, a NBR 5410 deveria ser uma importante aliada dos instaladores. "Trata-se de uma norma tecnicamente perfeita e que deve ser efetivamente aplicada". A obrigatoriedade da certificação dos profissionais da eletricidade, fazem com que a mão-de-obra fique mais bem qualificada e aumentando o nível de segurança nas instalações.

Postado em: 12/8/2010 07:40:06
Relê Bi metálico: Um relê bi-metálicoé um simples suíte eletromecânico formado por um eletroímã e um conjunto de contatos. Os relês estão escondidos em todo tipo de dispositivos. Como exemplo, os primeiros computadores utilizavam relês para implementar funções booleanas. Quando você adquire um relê, você pode controlar diversas variáveis: a voltagem e corrente necessárias para ativar a armadura; a voltagem e corrente máxima que a armadura e contatos da armadura podem suportar; o número de armaduras (uma ou duas); o número de contato da armadura; se o contato (casa exista apenas um contato) está normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF). Esta é minha dica de hoje.

Postado em: 11/8/2010 07:24:39
ENERGIA & POTÊNCIA: Para se produzir uma corrente elétrica, há que se produzir um fluxo de cargas elétricas; no caso mais geral de metais condutores, isto significa produzir fluxo de elétrons. Isso é feito às custas da energia de uma fonte; no caso mais simples, uma bateria. Se uma carga dp é transportada de A para B, a bateria terá que fornecer uma energia dU = dqVAB = idtVAB que é uma relação bastante conhecida P = Ri2 expressão que dá a potência dissipada num resistor, R, quando ele é atravessado por uma corrente, i, é também conehcida como potência Joule. A energia assim transferida, manifesta-se sob a forma de calor no reistor. Fonte: www.if.ufgs.br

Postado em: 10/8/2010 07:21:32
Basicamente o trabalho de um eletricista profissional é instalar, testar, ligar e manter os sistemas elétricos com desempenho 100% seguro e eficiente para residências, escritórios e também para fins industriais. Esses profissionais podem se especializar nas áreas de mecânica, manutenção, eletroeletrônica e outras, sendo que executam as tarefas em estreita colaboração e parceria com os engenheiros técnicos, da área de engenharia e manutenção industrial, manuseando máquinas e serviços de reparo na instalação de sistemas complexos de fiação elétrica. Pode-se dizer que um eletricista muito bom é um dos ativos mais importantes de uma empresa de construção.

Postado em: 9/8/2010 07:24:06
George Simon Ohm foi um físico alemão que viveu entre os anos de 1789 e 1854 e verificou experimentalmente que existem resistores nos quais a variação da corrente elétrico é proporcional a variação da diferença de potencial (ddp). Simon realizou inúmeras experiências com diversos tipos de condutores, aplicando sobre eles várias intensidades de voltagens, contudo, percebeu que nos metais, principalmente, a relação entre a corrente elétrica e a diferença de potencial se mantinha sempre constante. Dessa forma, elaborou uma relação matemática que diz que a voltagem aplicada nos terminais de um condutor é proporcional à corrente elétrica que percorre, matematicamente fica escrita: V=R.i

Postado em: 7/8/2010 16:36:24
Instalação ELETRICA de Aparelho de Ar condicionado Residencial: Usar disjuntor Bipolar, pois na maioria das vezes a tesão do aparelho é de 220V, quanto a intensidade suportada, o instalador deverá consultar a tabela de especificação do mesmo pois a variedade de BTUs é grande, mas varia de 7.500 a 18.000. Deverá também ser instalado um bom aterramento para fuga de energia e segurança. Nunca, mas nunca mesmo se deve fazer a emenda do fio terra do seu aparelho ao fio neutro da instalação da residência. Tenham um ótimo final de semana. Abraços

Postado em: 6/8/2010 07:28:48
Desde dezembro de 1997 é obrigatório no Brasil o uso do chamado dispositivo DR (diferencial Residual) nos circuitos elétricos que atendem aos seguintes locais: banheiros,cozinhas, copas-cozinhas, lavanderias, áreas se serviço e área externa. Com a função de interromper automaticamente ao perceber pequenas fugas de energia (da ordem de centésimos de ampère), o que um disjuntor comum não consegue detectar, mas que pode ser fatais se percorrido pelo corpo humano. Dessa forma, um completo e eficaz sistema de aterramento deve conter o fio terra e o dispositivo DR. Por nós profissionais que trabalhamos dia-a-dia em projetos elétricos, não deixaremos de incluir o DR em nossa lista de compra.

Postado em: 5/8/2010 07:27:42
Os avanços tecnológicos dos últimos séculos se mostraram de extrema importância para a sociedade moderna. Equipamentos eletroeletrônicos, como computador, televisão, aparelhos de som, condicionadores de ar, aquecedores, e diversos outros equipamentos só existem graças à energia elétrica. A descoberta das cargas elétricas por Tales de Mileto, na Grécia antiga, foi fundamental para a evolução tecnológica dos tempos modernos. Obtida através da aplicação de uma diferença de potencial entre dois pontos de um condutor, gerando uma corrente elétrica entre seus terminais. Hoje em dia a energia elétrica é a principal fonte de energia do mundo.

Postado em: 4/8/2010 07:38:14
Os conversores de freqüência, também conhecidos como inversores de freqüência, são dispositivos eletrônicos que convertem a tensão da rede alternada senoidal, em tensão contínua e finalmente convertem esta última, em uma tensão de amplitude e freqüência variáveis. A denominação inversor ou conversor é bastante controversa, sendo que alguns fabricantes utilizam inversor e outros conversores. Inerentemente ao projeto básico de um conversor de freqüência, teremos na entrada o bloco retificador, o circuito intermediário composto de banco de capacitores eletrolíticos e circuitos de filtragem de alta freqüência e finalmente o bloco inversor que todos conhecem. Fazendo a alusão da potencia.

Postado em: 3/8/2010 07:41:13
Sistema eletro-eletrônico para acionamento de ventiladores de teto: Idealizado a fim de proporcionar uma instalação fácil, rápida e cujo acionamento pode ser feito a distância, promovendo mais conforto ao usuário, caracterizado por ser constituído um controle remoto que aciona a distância o ventilador de teto o qual é instalado a fonte de alimentação em 127 ou 220 Volts, que alimenta o módulo receptor estando portanto ambos conjugados a placa de circuito impresso eletrônica receptiva, que encontra-se na aparte interna do próprio ventilador e que recebe ondas eletromagnéticas de rádio ou infra vermelhas emitidas pelo acionamento de um led emissor do módulo transmissor do controle remoto.

Postado em: 2/8/2010 20:48:00
Aterramento do sistema (Funcional e Proteção): Aterramento de algumas partes do sistema elétrico, usualmente o neutro. O aterramento do condutor neutro Proporcionar um caminho de baixa impedância a terra permitindo que correntes de falta possam sensibilizar dispositivos de proteção capazes de interromper a Falta no sistema. Aterramento de equipamentos (proteção) são das partes metálicas de equipamentos e máquinas visando a segurança das pessoas. Já o aterramento (funcional) é a obtenção do sinal de referência estável e com a menor intensidade de ruídos diferenciais possível.

Postado em: 1/8/2010 12:28:45
Quando o assunto é decoração residencial e comercial, uma grande tendência é usar de leds (Diodo Emissor de Luz). O LED vem ganhando mercado por diversas razões: Baixo consumo; Vida útil, uma lâmpada de Led dura cerca de 100 anos; É uma lâmpada ecologicamente correta, uma vez que elas possuem em seu interior mercúrio, que se não descartado corretamente pode trazer sérios danos ao meio ambiente. Por consumir menos, a iluminação Led colabora com o meio ambiente, quanto menor o consumo, menor o impacto ambiental. Apesar de custar mais caro que uma lâmpada comum, as lâmpadas de Led são mais vantajosas pelo seu consumo, elas consomem apenas 1,5 watts cada contra 50W em relação a média de outras.

Postado em: 31/7/2010 21:10:37
A 1ª coisa que se deve fazer ao contratar um eletricista é saber se ele é especializado, e que apresentam um tempo de experiência no assunto. Isso é a prova de que ele é realmente um eletricista competente e que possua as qualidades necessárias para resolver os problemas e falhas elétricas com segurança. No caso de optar por empresas terceirizadas, é adequado realizar uma pesquisa prévia de mercado com todos os trabalhos já realizados pelos profissionais da empresa e, especialmente, se ela é idônea. Além disso, contar com a boa reputação da prestadora de serviços e de seus funcionários já e uma garantia de 50% de ter um serviço de qualidade sem dores de cabeça. Tenha um ótimo final de semana

Postado em: 30/7/2010 07:36:15
O Eletricista (pode ser residencial, industrial ou predial) é aquele profissional ao qual cabe a instalação, a vistoria para o correto funcionamento e, quando necessário, o reparo de aparelhos elétricos, eletrônicos e redes de distribuição de energia elétrica. Fazem parte dos conhecimentos de um eletricista saber discutir os custos de uma determinada tarefa com o cliente, interpretar corretamente os projetos (diagramas uni e multifilares) de atuais ou futuras instalações, o registro da espécie de problema que aconteceu e como foi ou será reparado em caso de danos causados. Esta é minha dica de hoje. Abraços a todos.

Postado em: 29/7/2010 07:55:42
O motivo de que as maioria das lâmpadas infravermelhas têm curto período de duração: A maioria são fabricadas em idêntica linha de produção daquelas usadas na fabricação de lâmpadas incandescentes. O mal entendido que tanto uma quanto a outra podem ser feitas usando o mesmo processo e tecnologia, é o ponto inicial que leva uma esta lâmpadas infravermelha a ter um curto período de vida. De maneira geral a duração do filamento é de cerca de 1000 horas, no caso das lâmpadas convencionais. Entretanto, o filamento da lâmpada infravermelha é projetado para durar 5000 horas.
Postado em: 28/7/2010 07:31:54
O reator eletromagnético é um aparelho auxiliar que serve para dar partida estabilizada e firme à lâmpada fluorescente, sem cintilação em qualquer situação. Sem reator, a lâmpada ligada diretamente à rede irá exigir mais e mais corrente até se queimar; a corrente ideal para o funcionamento da lâmpada é limitada pelo reator. A lâmpada fluorescente é um tubo de vidro revestido internamente com um pó fluorescente (geralmente fósforo) e preenchida com um gás raro inerte (argônio). A corrente que atravessa o tubo produz a luz. Esta corrente deve ser limitada e estabilizada pelo reator para manter as características de funcionamento da lâmpada.
Postado em: 27/7/2010 07:33:30
Um motor elétrico com potência de 2 KW. Após uma hora de funcionamento, o consumo elétrico é de 2 Kw/h. Esse consumo elétrico é o trabalho elétrico induzido no motor. E é exatamente este consumo que deve ser pago ao fornecedor de eletricidade. O Cálculo deste trabalho elétrico é feito através da fórmula: Trabalho = Potência x Tempo T=P x t ou T=U.I.t Para Calcular o preço do consumo elétrico residencial, (trabalho elétrico) multiplicamos o trabalho pelo preço por KWH.
Postado em: 26/7/2010 07:56:58
LÂMPADAS DE LED (Diodos Emissores de Luz), uma tecnologia que permitiu o desenvolvimento em alta potência, com fluxo luminoso próximo ao das lâmpadas fluorescentes compactas. Hoje já estamos vendo faroletes, luminárias residenciais e até lanternas de veículos com a tal tecnologia. Eu particularmente acho maravilhosa a idéia de trabalhar em uma obra que o proprietário já se fala em iluminação com tecnologia LED.
Postado em: 25/7/2010 10:51:32
Dedicação de um bom Eletricista: Sempre aprimorar no aprendizado e atualização em Instalação e Manutenção em painéis, dimensionamento de disjuntores e cabos de energia, calcular cargas de circuitos elétricos a serem instalados; saber interpretar projetos de outros profissionais tais como de engenheiros elétricos e da construção civil; saber fazer diagramas elétricos com sinalização claras para que outros possam interpretar. É muito importante também que um eletricista saiba utilizar informática e seus aplicativos para facilitar os projetos e emitir relatórios, orçamentos e controle de trabalhos realizados. Tenham uma boa semana produtiva.
Postado em: 24/7/2010 21:00:04
Sabemos que boa parte do consumo de energia elétrica de uma casa está na iluminação e este gasto pode ser reproduzido consideravelmente com a troca de lâmpada convencionais por lâmpadas de alta tecnologia economizadora de energia, sem nenhum prejuízo no nível de iluminação e com uma série de benefícios, como por exemplo: a redução do volume de calor lançado no ambiente com a diminuição da troca de lâmpada, pois elas além da economia no consumo, têm a vida útil 10 vezes maior que as lâmpadas incandescentes. A diferença de usar uma lâmpada econômica a gente percebe na hora de pagar a conta de energia, pois o fluxo luminoso é o mesmo e pode até ser melhor.
Postado em: 23/7/2010 08:31:33
Profissionais da Eletricidade: Há que se compreender a posição leiga da maioria dos usuários, principalmente os residenciais, mas é imperativo lembrar aos profissionais do setor a sua responsabilidade e fomentar a sua competência, disponibilizando cada vez mais informações que o qualifiquem e o abasteçam de conhecimentos para a execução de um trabalho eficiente. A valorização da mão-de-obra qualificada é o primeiro passo para alertar e para estabelecer um novo quadro no setor. Na hora de fazer um orçamento não devemos querer fazer o Menor preço para conquistar o cliente, e sim apresentar um projeto segundo as normas em vigor e que este cliente fique satisfeito com o resultado.
Postado em: 22/7/2010 08:13:09
Toda a rede de distribuição de energia elétrica de uma construção deve ser executada utilizando-se elétrodutos, calhas ou perfilados contínuos sem perfuração e com ferramenta apropriada. Os elétrodutos não podem ser embutidos em pilares, vigas, nem atravessar elementos vazados. Nas instalações enterradas, o eventual cruzamento com instalações de gás, água, ar comprimido ou vapor, deve-se dar uma distância mínima de 20cm. No caso de proximidade da tubulação elétrica com tubulação de gás combustível da rua (menor densidade que o ar), quando enterrada, devem ser observadas que a tubulação elétrica deve ser abaixo dela. Já com o gás engarrafado (maior densidade) a tubulação deve ficar acima.
Postado em: 21/7/2010 08:16:44
Dicas para escolha de lâmpadas: Para uma melhor escolha, verifique a tonalidade ou temperatura de cor descrito na embalagem. Basicamente são: 6.500k (aparência de cor FRIA, branca-azulada)Lâmpadas com aparência de cor azulada, passam a sensação de ambiente frio, dinâmico e limpo, indicado para cozinha, banheiros e ambiente hospitalares; 4.000k (aparência de cor NEUTRA,( branca-neutra)aparência de cor branca, ilumina o ambiente de forma natural, sem influenciar na aparência de cor do local; 2.000k (aparência de cor QUENTE, (branca-amarelada)a aparência passam a sensação de ambiente quente, aconchegante e calmo. Indicado para sala de estar, quartos, hall e outros.
Postado em: 30/6/2010 07:37:02
CAPACITOR: É um dispositivo capas de gerar um fluxo de energia elétrica reativa capacitiva, ou seja, com fase oposta à energia reativa dos dispositivos indutivos, diminuindo os valores de perda e queda de tensão no sistema elétrico de corrente alternada. A 1ª providência é dimensionar o banco de capacitores. Para isso é indispensável algumas informações: Consumo ativo; Consumo Reativo; Fator de Potência; Demanda; Horas de trabalho mensal. Os Cálculos podem ser efetuados com base em algumas das informações mencionadas, uma vez que possivelmente não tenhamos todas no momento da instalação. FONTE: http://blog.engeletrica.com.br/category/banco-de-capacitor
Postado em: 29/6/2010 07:17:01
ILUMINAÇÃO PUBLÍCA: A iluminação pública é essencial à qualidade de vida nos centros urbanos, atuando como instrumento de cidadania, permitindo aos habitantes desfrutar, plenamente, do espaço público no período noturno. Além de estar diretamente ligada à segurança pública no tráfego, a iluminação pública previne a criminalidade, embeleza as áreas urbanas, destaca e valoriza monumentos, prédios e paisagens, facilita a hierarquia viárias, orienta percursos e aproveita melhor as áreas de lazer. A iluminação pública no Brasil corresponde a aproximadamente 4,5% da demanda nacional e a 3% do consumo total de energia elétrica do país. Fonte: Eletrobrás
Postado em: 28/6/2010 21:11:13
Profissão Eletricista. Para que possamos nos inserirmos no mercado de trabalho precisamos de uma boa orientação profissional, obedecendo a vocação, não simplesmente pelo retorno financeiro-econômico, isto porque poderemos nos depararmos com frustrações. É gratificante fazermos aquilo que gostamos. Eu por exemplo estou satisfeito com a profissão de técnico em eletricidade, pois o mercado de trabalho é bastante promissor na área de serviços elétricos em geral. Claro que temos que ser profissionais capacitados, porque o mercado está cada vez mais exigente. Sendo assim temos que investir em Orientação Técnicacursos, palestras e tudo que nos leva a novas tecnologias.
Postado em: 27/6/2010 08:41:29
Muita gente considera a iluminação de um ambiente mais importante do que a decoração, e muito não dão a menor importância para isto. Existe uma enorme quantidade de equipamentos e soluções de iluminação para sala, quartos, banheiro, etc... Existem também profissionais especializados em projetos de iluminação para ambientes internos residenciais o que mostra a grande importância de um bom projeto. Mas nem todos tem condições de pagar um profissional da área especializada em iluminação de ambiente. Por isto existem serviços gratuitos na internet para nos facilitar. Eu indico o site: http://casa.abril.com.br/testes-simuladores/iluminacao
Postado em: 26/6/2010 20:28:59
7 dicas para diminuir o desperdício de energia: 1)Instale vários disjuntores, quanto mais disjuntores, melhor será a distribuição. 2)Utilize fiação compatível (fio fino aumenta o consumo). 3)Equipamento novo consome menos energia(Ex. Reator Eletrônico). 4)Evite emendas na fiação(Existem diversos tipos de junções disponíveis no mercado). 5)Não anule fio terra dos aparelhos e sim um bom sistema de aterramento. 6)Revise as instalações ao menos a cada 10 anos, a manutenção preventiva é muito importante. 7)Contrate Eletricista Profissionais e de responsabilidades, não pegue o 1º que apareça na sua obra e sim um de sua confiança. Fonte: http://mauroeletricista.blogspot.com
Postado em: 25/6/2010 19:22:07
O estudo da eletricidade se divide em 3 grandes partes: Eletrostática: a que estuda o comportamento das cargas elétricas em repouso, como exemplo o estudo e compreensão do que é carga elétrica, campo elétrico e potencial elétrico. A eletrodinâmica: a que estuda as cargas elétricas quando em movimentação, Ela estuda a corrente elétrica, elementos do circuito elétrico, bem como a associação deles. E o Eletromagnetismo: nessa parte se estuda o comportamento e o efeito produzido pela movimentação das cargas elétricas. É a partir de estudo que fica possível entender como ocorrem as transmissões de rádio e televisão, bem como entender o que vem a ser campo magnético, força magnética e muito mais.
Postado em: 24/6/2010 07:07:26
Choque elétrico é o conjunto de perturbações de natureza e efeitos diversos, que se manifestam no organismo humano ou animal, quando este é percorrido por corrente elétrica. As manifestações relativas ao choque elétrico dependendo das condições e intensidade da corrente, podem ser desde uma ligeira contração superficial até uma violenta contração muscular que pode provocar até a morte. Até chegar de fato a morte existem estágios e outras conseqüências. Os tipos mais prováveis de choque elétrico são aqueles que a corrente elétrica circula da palma de uma mão até a palma de outra mão, ou da palma da mão até a planta do pé.
Postado em: 23/6/2010 06:53:33
Equipamento de Proteção Individual: A legislação que trata de EPI no âmbito da segurança do trabalho é estabelecida pela consolidação das Leis do Trabalho (CLT. Em seu artigo 167 - Diz: "Os equipamentos de proteção só poderão ser postos à venda ou utilizado com indicação do Certificado de Aprovação do Ministério do Trabalho".
Postado em: 22/6/2010 06:57:45
Limpeza no local de trabalho: A regras básicas de ordem e limpeza têm como objetivo auxiliá-lo a se proteger contra acidentes e, ao mesmo tempo, estabelecer uma disciplina de segurança da qual deve resultar um ambiente onde todos possam desenvolver suas atividades com harmonia, tranqüilidade, ordem e limpeza, que são condições essenciais para o seu bem-estar no trabalho. A higiene pessoal não ser esquecida. Cuide sempre de sua aparência e higiene pessoal, evitando assim constrangimento junto de seu cliente, melhorando mais ainda sua presença e segurança em qualquer ambiente de trabalho.
Postado em: 21/6/2010 07:53:56
Os requisitos para ser um eletricista instalador: Habilidades necessárias: Boa habilitação técnica; Boa habilitação em resolver problemas; Boa habilidade em instalar fios, cabos e equipamentos elétricos. Deve saber usar ferramentas de teste, saber reparar e substituir equipamentos elétricos, saber fazer cálculos e interpretar desenhos técnicos. Possuir excelente comunicação, saber ouvir e registrar. Saber usar computador é recomendável. Deverá ainda ter conhecimento teórico e prático da profissão; conhecer legislação elétrica, códigos e legislação sobre os assuntos elétricos. Conhecer procedimentos de segurança, ter noção de primeiros socorros.
Postado em: 20/6/2010 09:22:38
FATOR DE POTENCIA: A maioria das cargas consome energia reativa indutiva, como motores, transformadores, lâmpadas de descargas, etc... As cargas indutivas necessitam de um campo magnético para seu funcionamento, por isso requerem 2 tipos de potência: Potência Ativa: Potência que realmente realiza trabalho gerando calor, luz e movimento, etc.. Medida em (KW). Potência Reativa: Potência usada apenas para criar e manter os campos eletromagnéticos das cargas indutivas. Medida em (Kvar). A definição do fator de potência é dada pela relação das 3 potência, representada por um triângulo retângulo, onde o fator de potência e o Cosj.
Postado em: 19/6/2010 19:44:13
Disjuntores Curva "B" ou "C": Qual a diferença entre Curva "B" e "C"? Os disjuntores de Curva "B" são utilizados nos circuitos que receberão cargas resistivas, que são aqueles equipamentos como chuveiros, torneiras elétricas, lâmpadas e secadoras de roupas, etc.... Já os dispositivos de Curva "C" são utilizados para proteger circuitos de cargas indutivas como geladeiras, condicionadores de ar, motores elétricos em geral, etc....
Postado em: 18/6/2010 07:35:24
Luz Natural: Para construir uma casa abusada da iluminação natural o arquiteto aconselha, antes de qualquer coisa, uma avaliação do clima local. "Ele condiciona o tipo de céu, a nebulosidade, o percurso do sol e fatores que influenciam a disponibilidade luz natural durante o ano". Somente com essas informações é possível pensar no projeto avaliando sua implantação, forma e orientação, dimensionamento das aberturas, disposição dos ambientes, protetores solares, materiais e cores de forma a calcular e simular a penetração da luz natural no seu interior durante as horas do dia e todos os meses do ano.
Postado em: 17/6/2010 07:32:45
Casa Automatizada: Do carro, você tecla o celular. A garagem se abre e, ao entrar em casa, as luzes estão suaves, assim como todos gostam, o aparelho de som reproduz a musica predileta, ar-condicionado marca a temperatura ideal. Tudo a partir de um comando. Estas facilidades trazidas pela automação residência, assim como ocorreu com a energia elétrica, telefonia, um arsenal tecnológico promete transformar nosso cotidiano, proporcionando mais qualidade de vida e economia de tempo. Na automação destaca-se a iluminação, a climatização do ambiente e da água, os sistema de áudio e imagem, dos aparelhos elétricosirrigação e limpeza de piscina. Fonte: www.aureside.org.br
Postado em: 16/6/2010 07:15:37
AUTOMATIZAÇÃO RESIDENCIAL: Melhorando a qualidade de vida, proporcionando redução do trabalho doméstico, aumentando o bem estar e a segurança de seus habitantes, proporcionando a utilização racional e planejada dos diversos meios de consumo e zelando pelo bem estar dos moradores.Qualquer forma de automação utilizada em uma residência, além de proporcionar um maior valor agregado ao imóvel, vai torná-lo mais seguro e com maior comodidade. Profissionais de várias especialidades têm demonstrado grande interesse em investir neste novo e promissor mercado de Automação Residencial FONTE:www.automatichouse.com.br
Postado em: 15/6/2010 07:26:42
Uma corrente elétrica é estabelecida em um condutor metálico, um número muito elevado de elétrons livres passa a se deslocar nesse condutor. Nesse movimento, os elétrons colidem entre si e também contra os átomos que constituem o metal. Portanto, os elétrons encontram uma certa dificuldade para se deslocar, isto é, existe uma resistência, a passagem da corrente no condutor. Para medir essa resistência, os cientistas definiram uma grandeza que denominaram resistência elétrica.
Postado em: 20/7/2010 10:04:04
A eletricidade está presente a todo tempo ao nosso redor e até em nós mesmos. Na natureza a eletricidade pode ser observada no relâmpago, uma grande descarga elétrica produzida quando se forma uma enorme tensão entre duas regiões da atmosfera. No corpo humano também observamos a eletricidade: impulsos elétricos do olho para o cérebro, Nas células da retina existem substâncias químicas que são sensíveis à luz levando impulsos elétricos ao cérebro. A palavra eletricidade se origina do vocábulo ELEKTRON, nome grego do âmbar. A eletricidade nada mais é do que fenômeno resultante da interação das partículas, em especial elétrons, prótons e nêutrons. Elementos essenciais para a formação.
Postado em: 19/7/2010 09:58:15
A fiação elétrica de uma residência simples, tem alguns truques básicos que devem ser seguidos: Use fios de 6 a 10mm2 para fazer a fiação das lâmpadas. Os fios da rede principal, não devem ser emendados (se possível), pois devem começar nos disjuntores termoelétricos e irem até o destino final da circuito. Procure usar codificação de cores para identificar o Neutro(Azul) e os Fases(Vermelho ou Preto), assim jamais haverá confusão na hora de ligar o chuveiro, lâmpadas, tomadas e chaves diversas, interruptores, mais uma coisa, nas tomadas, o fio fase (isto em tomada com fase e neutro), o fio fase deve ficar a direita de quem olha para a tomada.
Postado em: 18/7/2010 11:00:47
Em um projeto de iluminação deverá ser feito levando em conta as dimensões do ambiente, bem como função, a idade média dos ocupantes do recinto, pois o nível de iluminação será maior quanto maior for a idade das pessoas que ocupam este local, e também a quantidade de horas que elas ficarão exposta á iluminação artificial. A distribuição uniforme das luminárias é um fator importante. Quando o fluxo luminoso de fonte de alta luminosidade incide diretamente aos olhos, causa uma sensação de mau estar. Deve-se evitar fontes de luz de grande potência no ângulo de visão das pessoas (pode-se solucionar este problema elevando a luminária ou colocando colméias e grades nas mesmas).
Postado em: 17/7/2010 20:16:35
Iluminação Comercial: Nos locais como escritórios, lojas e bancos, supermercados e escolas em que as instalações funcionam várias horas por dia, fica economicamente para estes estabelecimentos a utilização de lâmpadas fluorescentes. Além de econômicas são fontes de baixa iluminação, por isso permitem mais fácil controle do deslumbramento. Em locais onde se instalará ar condicionado, é inaceitável utilização de lâmpada incandescentes, devido a sua grande produção de calor. As luminárias deverão ser simples, funcionais e de alto rendimento, de fácil limpeza e manutenção. Essa é minha dica do dia de hoje. Abraço a todos.
Postado em: 16/7/2010 20:33:09
Iluminação em SALA DE ESTAR: Evite abusar de lâmpadas halógenas e dicróicas, que devem ser usadas somente para destaques. A melhor opção é trabalhar com circuítos diferentes para acender a iluminação em várias etapas ou utilização de "dimmers". Focos dirigidos sobre os sofás além de ofuscar os convidados, criam sombras incômodas no rosto das pessoas que estão sentadas, e ainda criam um clima impessoal de vitrine. O ideal para sala são lâmpadas difusas em abajures ou pedestais, podendo também utilizar luminárias de colunas com lâmpadas halógenas dirigidas para o teto. No caso de teto rebaixado, utilize luminárias direcionáveis ajustadas aos quadros ou objetos de decorações.
Postado em: 15/7/2010 21:10:30
Quadro de Carga Instalada: É onde se pode ter uma visão geral de todo o projeto. As informações mais importantes estão nesse quadro. Assim deverá ser apresentada a planilha de cargas agrupadas por circuitos alimentadores dos quadros de medição e por circuito alimentadores gerais, bem como suas demandas, proteções, eletrodutos, condutores e equilíbrio de fases. Basicamente, define-se a carga de cada unidade consumidora, a carga total e a demanda geral do sistema. Define-se também os quadros de medidores.
Postado em: 14/7/2010 20:36:12
LÂMPADA DE LUZ NEGRA: Lâmpadas tubulares de luz negra são a vapor de mercúrio a baixa pressão, construída num bulbo de cristal que absorve as radiações visíveis, deixando apenas passar os raios ultravioleta de ondas longas. A forma tubular das lâmpadas são especialmente indicadas para os casos em que é desejada uma irradiação uniforme de grades superfícies a curta distância. As lâmpadas ovóides de LUZ NEGRA são as de vapor de mercúrio a alta pressão, compostas por um tubo de descarga e um bulbo de cristal. A instalação simples, de corrente alternada, necessita de reator. As radiações ultravioletas de ondas são inofensivas e possuem grande aplicações em truques, cenários, painéis e vitrines.
Postado em: 13/7/2010 19:33:49
Para uma instalação segura e eficiente, o 1º passo é o projeto elétrico. Nele serão definidos os pontos de luz e eletricidade da casa, de acordo com as necessidades de cada ambiente e considerando os aparelhos eletrônicos a serem instalados. Nessa fase é previsto o uso dos equipamentos de maior carga elétrica e a implantação dos sistemas de computador, telefonia, segurança e até iluminação diferenciada, feita a partir de lâmpadas dicróicas, fluorescentes e outras do gênero. Com base nessas informações, o projetista determinará o porte da instalação, estabelecendo circuitos, intensidade da corrente, e especificar os materiais que serão utilizados.
Postado em: 12/7/2010 19:51:16
O desperdício de energia elétrica é um problema que tem diversas causas principais: Ineficiência de processos, Instalações e equipamentos e o uso irracional da energia. A principal perda é por Joule, pois perdas são funções da corrente e da resistência, e ocorrem em transformadores, sistema de transmissão e distribuição, circuitos terminais e motores, geralmente por operarem fora das condições de projetos e devido as modificações realizadas nas instalações ao longo do tempo. Emendas mal feitas, utilização de materiais de má qualidade; desbalanceamento de fases, sobrecarga nos circuitos e transformadores.
Postado em: 11/7/2010 10:49:58
Em um Circuito subdimensionado, ou seja, com bitola de fio inferior ao necessário, bem como o uso de produtos e equipamentos fora das normas, são os principais fatores que geram um desperdício de energia de até 40%. Pior que isso: podem causar graves acidentes e incêndios. Segundo o Corpo de Bombeiros, os problemas nas instalações elétricas são os grandes responsáveis pelo número de incêndios no País, ocupando um dos primeiros lugares entre "vilões". Mas há soluções, investindo em produtos e equipamentos corretos e sendo executado por profissionais habilitados, dando maior segurança ao patrimônio, as pessoas e principalmente a vida.
Postado em: 10/7/2010 18:59:27
Reciclagem de Lâmpadas Fluorescente: O índice de reciclagem da Lâmpada Fluorescente pode chegar a 98% e, além disso, a reciclagem é economicamente aceitável. O vidro reciclado pode ser utilizado para fabricação de cerâmica, o mercúrio pode ser utilizado na fabricação de termômetros e o pó de fósforo pode ser novamente utilizado na fabricação de novas lâmpadas. A cada mil lâmpada fluorescentes recicladas, são reaproveitadas cerca de 260 kg de vidro, 18 kg de alumínio, 6 kg de pó de fósforo e 8 g de mercúrio. Lembrando ainda que o processo de fabricação de lâmpadas novas envolve gastos de energia, emissão de CO2 à atmosfera e outros males ao meio ambiente.
Postado em: 9/7/2010 19:45:02
O suprimento de energia elétrica numa edificação é atualmente um dos itens a ser planejado com o máximo de cuidado. Isso porque as necessidades atuais com relação à iluminação e à operação dos inúmeros equipamentos elétricos modernos, além dos novos sistemas de transmissão de sinais, exigem projetos elaborados por profissionais habilitados, ou seja: um eletricistas por exemplo. Só estes podem determinar com segurança o tipo de fiação, quadros de distribuição, eletrodutos, circuitos, etc., adequados à carga elétrica prevista no projeto em questão. Um bom profissional saberá projetar e executar todas estas necessidades. Procure sempre um profissional eletricista habilitado.
Postado em: 8/7/2010 20:51:31
Olá pessoal, amigos eletricistas e funcionários Prysmian Club, meu assunto hoje é diferente do assunto da rotina, eu gostaria de pedir algo muito comum nos dias de hoje. Nós profissionais da eletricidade nos comunicamos através deste meio de ferramenta que é a internet, mas até hoje não temos como nos relacionarmos um profissional com o outro. Eu sugeria uma opção de ao logarmos, teriamos acessso ao e-mail ou até mesmo telefone de uma amigo da profissão para que possamos ter contatos de trabalhos e até mesmo conversas pessoais. Posso até deixar meu e-mail e telefone: mauroeletricista@gmail.com, telefone (17) 9717-9165. Obrigado a todos.
Postado em: 7/7/2010 20:44:36
Quadros Elétricos: De acordo com o item 6.5.4 da ABNT NBR 5410:2004, os quadros montado em fábrica devem atender à norma ABNT NBR IEC 0439-1 e os quadros montados em obras devem apresentar segurança e desempenho equivalentes aos montados em fábricas. Isto significa que os quadros montados e obras devem ser inspecionados e testados conforme as recomendações da norma mencionada. Devem ser previsto espaços de reservas no interior dos quadros visando a futuras ampliações. O espaço mínimo a ser deixado no quadro está indicada na tabela 59 da norma. Em um exemplo, um quadro com dez circuitos, não importa se são mono, bi, ou trifásicos, devem possuir no mínimo 3 espaços para futuros circuitos.
Postado em: 6/7/2010 20:38:59
TOMADAS, Novo Padrão 3 pinos - NBR 14136. Os pinos chatos deixaram de existir, pelo menos é o que diz a lei. Permanecendo apenas os terminais redondos. Também serão proibidos a fabricação de benjamins, o conhecido "T", pois estão sendo substituídos por formatos de maiores seguranças e com limites de ligações encadeadas que a rede elétrica possa suportar. Evitando assim sobrecarga de um único ponto de rede elétrica, exigindo mais planejamento nas instalações. O padrão NBR 14136 foi feito com base em estudos nacionais e internacionais, levando em conta uma série de fatores, incluindo fator compatibilidade. Nós sabemos que teremos dificuldades em adequar as instalações por falta de recursos R$
Postado em: 5/7/2010 19:30:51
Lâmpada Fluorescente T5: Significado, o "T" vem de tubular (tubular lamps), e o "5" é a espessura da lâmpada, que é de 5/8 polegadas, ou 15,0 mm de diâmetro. Essas lâmpadas T5 são trifósforo. Sim as T5, HE e HO são trifósforo, tecnologia existente desde a década de 70. O que muda nesta tecnologia é o pó de fósforo responsável por todas as cores. Com esta tecnologia trifósforo, foi possível obter temperaturas de cores mais elevadas, melhor contraste, vida útil mais longa para as lâmpadas, 10% mais luz se comparada às lâmpadas que não usam essa tecnologia e cores mais próximas como às coisas vistas à luz do dia, devido ao aumento do IRC (Índice de Reprodução de Cores).
Postado em: 4/7/2010 09:21:39
Eletricista Autônomo. Preste muita atenção nos conceitos de um Prestador de Serviços Autônomo: É considerado trabalhador autônomo a Pessoa Física que exerce por conta própria, atividade econômica de natureza urbana, com fins lucrativos ou não. (Lei 8212/91 Art. 12 inciso V alínea h). O prestador de serviços autônomo "assume" os riscos de sua atividade. Sua natureza de trabalho tem caráter de não subordinação em relação à parte contratante, podendo exercer livremente suas atividades nos horários que lhe convier ou nos moldes de seu contrato. Por isso amigos profissionais, estejam sempre atentos a isto. Você é dono de seu trabalho e responsabilidade. Protejam-se, usem E.P.I
Postado em: 3/7/2010 21:01:26
PIADA DE ELETRICISTA: 3 profissionais discutiam qual era a profissão mais antiga do mundo: 1 jardineiro, 1 marceneiro e 1 Eletricista. O jardineiro disse: Minha profissão é a maisantiga, pois foi um jardineiro quem plantou o Jardim do Edén. O marceneiro disse e muito bravo: Minha profissão é a mais antiga, porque foi um marceneiro quem construiu a Arca de Noé. Aí o Eletricista entrou com sua opinião: É a minha profissão que é a mais antiga. Os outros 2 perguntaram o por quê. Respondeu o Eletricista: Quando Deus disse "Haja luz", quem você acha que foi puxar toda fiação?
Postado em: 2/7/2010 20:40:33
DISTÂNCIA DE ONDE CAIU UM RAIO: Contando os segundos entre o relâmpago e o trovão dá para saber a distância do raio (mais ou menos) quer dizer, uma distância aproximada. A velocidade do som no ar é cerca de 330 metros por segundo. Portando, conte os segundos desde o instante do relâmpago até ouvir o trovão, divida por 3 e terá a distância aproximada de onde caiu o raio, isto é, em quilômetros. Por exemplo: você contou 6 segundos, dividindo-se por 3, dará uma distância aproximada de 2 km do ponto da caída do raio até onde você se encontra.
Postado em: 1/7/2010 07:36:06
O quadro de energia (Centro de Disjuntores, quadro de luz), devem ser metálico ou material incombustível, e nunca de madeira (na sua parte interna ou externa). O quadro de luz não deve ser colocado em área "molhada", como banheiro ou próximo a pias. Se o quadro de energia for antigo é aconselhável trocá-lo quanto antes. Mas para isto, um bom eletricista deverá ser contratado.
Postado em: 14/6/2010 07:44:29
Led - Há menos de cinco anos, o led só era usado como indicador luminoso de aparelhos como rádio, TV ou computador ligados. Com a evolução, ele deixou de um marcador para se transformar em emissor de luz visível, e a cada ano os módulos de led estão dobrando seu fluxo luminoso. Led é a sigla de Light Emissor Diod (diodo emissor de luz). Não possui filamentos nem descarga elétrica, trabalha em baixa tensão, normalmente 10 ou 24 volts, e consome em média 1 watt, o que proporciona extrema economia de energia. Sua vida útil é de cerca de 100 mil horas, o que dispensa manutenção, e ainda tem a vantagem de praticamente não emitir radiações infravermelha e ultravioleta.
Postado em: 13/6/2010 10:30:21
Opção de utilização do Interruptor DR na Proteção Geral do circuito Instalado: A proteção de todos os circuitos finais podem ser feita com disjuntores termomagnético. A instalação é necessária no quadro de distribuição e deve ser precedida de proteção geral contra sobrecargas e curto-circuitos no quadro do medidor. Esta solução pode, em alguns casos, apresentar o inconveniente de o IDR (Interruptor Diferencial Residual) disparar com mais freqüência, já que ele "sente" (detecta) todas as correntes de fuga naturais da instalação.
Postado em: 12/6/2010 19:38:35
RECICLAGEM DE LÃMPADAS FLUORESCENTES: No Brasil são consumidas cerca de 100 milhões de lâmpadas fluorescentes/ano. Desse total, 94% são descartadas em aterros sanitários, sem nenhum tipo de tratamento, contaminando o solo e a água com metais pesado. Por este e outros motivos nós profissionais devemos estar atentos aos descartes destas lâmpadas, orientando os nossos clientes e fornecedores sobre o assunto.
Postado em: 11/6/2010 07:25:47
Uma corrente elétrica é um fluxo ordenado de partículas carregadas (partículas dotadas de carga elétrica). Em um fio de cobre, a corrente elétrica é formada por minúsculas partículas dotadas de carga elétrica negativa, denominadas elétrons -- eles são os portadores da carga elétrica. No fio de cobre (ou de qualquer outro metal) os elétrons naturalmente lá existentes vagueiam desordenadamente (têm sentidos de movimentos aleatórios) até que, por alguma ordem externa, alguns deles passam a caminhar ordenadamente (todos no mesmo sentido) constituindo a corrente elétrica. A intensidade dessa corrente elétrica vai depender de quantos desses portadores, em movimentos bem organizados.
Postado em: 10/6/2010 07:26:02
O termo aterramento elétrico se refere à terra propriamente dita ou a uma grande massa que se utiliza em lugar. Quando falamos que algo está aterrado, queremos dizer então que, pelo menos, um de seus elementos está propositalmente ligado à terra.Os objetivos do aterramento do sistema é de Aterrar um sistema, ou seja, ligar intencionalmente um condutor fase ou, o que é mais comum, o neutro à terra, tem por objetivo controlar a tensão em relação à terra dentro de limites possíveis. Esse aterramento também fornece um caminho para a circulação de corrente que irá permitir a detecção de uma ligação indesejada entre os condutores vivos...
Postado em: 9/6/2010 07:28:15
ENERGIA SOLAR: Existem duas formas de utilizar a energia solar: ativa e passiva. O método ativo se baseia em transformar os raios solares em outras formas de energia (térmica ou elétrica) enquanto o passivo é utilizado para o aquecimento de edifícios ou prédios, através de concepções e estratégias construtivas. Esta aplicação é mais comum na Europa, onde o frio demanda opções para a calefação.Os painéis fotovoltaicos são uma das mais promissoras fontes de energia renovável.A principal vantagem é a quase total ausência de poluição.No entanto, a grande limitação dos dispositivos fotovoltaicos é seu baixo rendimento.Outro inconveniente são os custos de produção dos painéis.
Postado em: 8/6/2010 07:28:22
Por que o cobre é amplamente utilizado em sistemas elétricos? A principal razão para a utilização do cobre é sua excelente condutividade elétrica. O cobre apresenta a resistência elétrica mais baixa de todos os metais não-preciosos.Ou seja, em outras palavras, A resistência é indesejável dado que produz perdas no fluxo elétrico através do material.Existem outros materiais que possam ser utilizados como condutores elétricos. Quase todos os materiais conduzem eletricidade em determinado grau. Mas, para se tornar um candidato sério para ser utilizado como condutor elétrico, um material deve combinar condutividade muito alta com algumas poucas, porém importantes características mecânicas.
Postado em: 7/6/2010 20:28:23
A Utilização Racional de Energia consiste num conjunto de ações e medidas, que têm como objetivo a melhor utilização da energia. Cada vez mais um fator importante de economia energética e redução de custos, tanto no setor doméstico como no setor de serviços e industrial. A redução dos custos associados ao consumo de energia é um objetivo individual e coletivo que é resultado de uma utilização mais racional e inteligente dos equipamentos consumidores de energia. Para tal é necessário programar medidas e ações, que apesar de simples, podem traduzir-se em significativas poupanças energéticas e econômicas para todos. Portanto na hora de realizar uma obra, contrate Profissionais habilitados.
Postado em: 6/6/2010 14:43:38
NOVO PADRÃO DE TOMADAS: Com a tomada padrão, em novo formato de poço, sextavada, os consumidores, principalmente as crianças, não correrão mais o risco de tomar choques elétricos.Outras vantagens são a de que o padrão promove a adaptação de voltagens diferentes que existem, hoje, em nosso país e ajuda a combater o desperdício de energia. A mudança não é drástica, uma vez que a maioria dos plugues de dois pinos comercializados em aparelhos eletroeletrônicos, fabricados no Brasil nos últimos anos, já se encontra adequada ao novo padrão, mostrando que o mesmo é totalmente compatível com a tomada atual. E vocês amigos Eletricistas, já estão utilizando as novas tomadas em seus projetos? Abraços
Postado em: 5/6/2010 20:47:31
A NBR5410-Item 5.3 Proteção contra sobrecorrente determina critérios para utilização de dispositivos de proteção contra sobrecorrentes de cabos elétricos. O objetivo da norma é a proteção dos circuitos, isto é, somente dos cabos elétricos. Os equipamentos a eles ligados devem ter sua proteção, e necessário, incorporada no equipamento. A proteção do cabo deverá ser contra sobrecargas e curto-circuito. A norma determina ainda que estas proteções poderão ser feitas por um único dispositivo, que garantem a proteção contra correntes de sobrecarga e contra correntes de curto-circuito, um para a proteção contra correntes de obrecarga e outro para a proteção contra correntes de curto-circuito.
Postado em: 4/6/2010 22:25:21
ELETRICIDADE: O estudo da eletricidade se iniciou na Antigüidade, por volta do século VI a.C, com o filósofo e matemático grego Tales de Mileto. Ele, dentre os maiores sábios da Grécia Antiga, foi quem observou o comportamento de uma resina vegetal denominada de âmbar, ao atritar essa resina com tecido e/ou pele de animal, Tales percebeu que daquele processo surgia uma importante propriedade: o âmbar adquiria a capacidade de atrair pequenos pedaços de palha e/ou pequenas penas de aves. Em grego, a palavra elektron significa âmbar, a partir desse vocábulo surgiram as palavras elétron e eletricidade FONTE: http://www.brasilescola.com/fisica/eletricidade.htm
Postado em: 3/6/2010 16:05:34
Nós seres humanos necessitamos de energia para sobrevivermos, e estamos o tempo todo trocando energia com o meio ambiente no nosso dia a dia, seja fornecendo a energia de nossos corpos, ou seja, recebendo energia dos outros seres vivos ou de outras fontes de energia, como o fogo, a eletricidade, o vento e muitas outras. Na nossa casa, na escola, no trabalho, no cinema, no parque de diversões, no shopping, em todos os lugares que vivemos ou vamos para fazer alguma coisa, estamos sempre utilizando energia, principalmente a energia elétrica. Portanto devemos utilizá-la com consciência sem desperdiçá-la. Sendo assim contrate sempre um profissional para a execução das instalações elétricas.
Postado em: 2/6/2010 07:28:57
Sistemas de aterramento:Aterramento do sistema (funcional e proteção): aterramento de alguma parte do sistema elétrico, usualmente o neutro. O aterramento do condutor neutro proporciona um caminho de baixa impedância à terra permitindo que correntes de falta possam sensibiliar dispositivos de proteção capazes de interromper a falta no sistema. Aterramento de equipamentos elétricos (proteção): aterramento de todas as partes metálicas de equipamentos e máquinas visando a segurança das pessoas.Aterramento de equipamentos eletrônicos (funcional): obtenção do sinal de referência estável e com a menor intensidade de ruídos diferenciais possível. Quero Parabenizar aos Vencedores do mês de Maio.
Postado em: 1/6/2010 07:23:05
Como é o local de trabalho do eletricista instalador predial? Normalmente trabalham em prédios em construção ou que estejam sendo reparados ou alterados. Podem trabalhar em projetos de cabos de alta potencia e luzes da rua. Somente trabalham externamente em boas condições de tempo.Trabalham em condições perigosas. Podem ser solicitados a atingir uma data prevista e isto pode ser estressante. Normalmente trabalham mais que 40 horas por semana. Podem trabalhar em fins de semana e horários não previstos.
Postado em: 31/5/2010 14:44:04
CERCA ELÉTRICA RURAL: Requer manutenção periódica. É importante definir um responsável para essa tarefa que pode ser bastante simples. Deve ser feita sempre uma vistoria para certificar-se que os isoladores estão intactos; retirar vegetais que porventura estejam tocando o arame eletrificado; medir a voltagem da cerca utilizando um voltímetro apropriado. Recomenda-se que a voltagem deve ser no mínimo de 5.000 e no máximo 9.500 volts. A cerca elétrica é um sistema onde todas as suas partes (eletrificador, isoladores, aterramento, arame, proteção contra raios e manutenção) devem funcionar perfeitamente para que cerca dê bom resultado. Vale a pena lembrar, o bom senso ainda é a melhor aliado.
Postado em: 30/5/2010 13:50:46
Algumas das causas do Desperdício de energia são emendas mal feitas, utilização de materiais de má qualidade (fios de 2ª categoria, materiais elétricos feitos de metais ferrosos banhados de cobre ou latão), desbalanceamento de fases, sobrecarga nos circuitos e transformadores e motores mal dimensionados, entre outras. Já o uso irracional da energia é conseqüência de maus hábitos e ações. Exemplos: O costume de se deixar a luz acesa ou manter equipamentos eletrônicos ligados sem necessidade, o uso de "benjamins", o ajuste de aparelhos de ar condicionado e geladeiras na temperaturas desnecessária, a utilização de iluminação artificial em locais passíveis de iluminação natural. Etc
Postado em: 29/5/2010 19:07:09
DESPERDICIO DE ENERGIA ELETRICA:Cada vez mais o medo do fantasma do apagão toma conta de nossas vidas, fazendo com que os consumidores busquem soluções de energia eficientes. No entanto, o que muita gente desconhece é que boa parte deste consumo acontece em forma de desperdício, geralmente causado pela dissipação de calor nos fios e cabos de uma instalação elétrica. Este desperdício acontece principalmente em circuitos mal-dimensionados, que passam a trabalhar sobrecarregados em função do aumento de equipamentos elétricos e eletrônicos, do uso de materiais inadequados e até mesmo na compra de produtos mais baratos e que são os principais fatores que geram um desperdício de energia de até 40%
Postado em: 28/5/2010 07:23:33
Quando os eletrodomésticos ainda ensaiavam sua estréia triunfal dentro das nossas casas, a instalação elétrica se resumia a um simples passar de fios e conduítes. Pois novos aparelhos surgiram e se multiplicaram, fazendo com que a importância de um serviço bem feito crescesse na mesma proporção. Ninguém quer que, depois da obra concluída ou reformado, a luz continue variando quando o microondas é ligado ou que o chuveiro não possa ser acionado ao mesmo tempo em que a máquina de lavar roupas, sob pena de desarmar o disjuntor e deixar parte da casa às escuras. Como quase tudo numa obra, a hora de evitar esses problemas é antes da construção, é contratar um ótimo profissional Elétrico.
Postado em: 27/5/2010 07:35:14
Hoje o conceito de automação predial e/ou residencial ainda é um pouco incerto, pois em uma automatização é preciso dar condições para que todos os pequenos sistemas do ambiente (iluminação, segurança, ar condicionado, controle de energia, incêndio, ...) possam trabalhar em conjunto e de forma otimizada dentro da instalação, o que nem sempre ocorre nos sistemas que assim se intitulam atualmente. O conceito de edifício inteligente envolve mais que a parte do projeto elétrico, normalmente é aplicado aos novos edifícios e envolve um estudo rigoroso, desde a localização do prédio até seus impactos ambientais, passando por todas as variáveis técnicas existentes nos projetos elétricos e hidráulico
Postado em: 26/5/2010 07:18:09
ILUMINAÇÃO RESIDENCIAL: A iluminação de ambientes depende da quantidade e tipo de lâmpadas e luminárias utilizadas, e ainda da maneira como estão posicionadas no ambiente. No Brasil, cerca de 30% da energia elétrica gasta em uma residência é utilizada para a iluminação. Esse gasto pode ser reduzido em até 25% se alguns cuidados forem tomados, tais como usar lâmpadas de menor potência, evitar pintar os tetos e paredes internas com cores escuras e o uso de dimmers (dispositivos que permitem controlar a intensidade das lâmpadas incandescentes). O tipo de luminária influencia diretamente o rendimento das lâmpadas, assim como os refletores das luminárias melhoram a iluminação.......
Postado em: 25/5/2010 17:59:23
A Eletricidade estática é um fenômeno de acumulação de cargas elétricas em um corpo, seja ele condutor, semicondutor ou isolante. Essa eletricidade deve-se ao fato de os átomos dos corpos apresentarem desequilíbrio quanto à sua neutralidade. A eletrostática é o ramo da eletricidade que estuda os comportamentos e as propriedades das cargas elétricas em repouso em um corpo que de alguma forma ficou eletricamente carregado, também denominado de eletrizado. O fenômeno da eletricidade estática ocorre quando os átomos de um determinado corpo perdem ou ganham elétrons, ficando dessa forma carregado positivamente ou negativamente.
Postado em: 24/5/2010 20:48:22
Chuveiro elétrico: fazer a instalação para evitar problemas futuros É UM DEVER DO ELETRICISTA. Cada chuveiro deve ter um disjuntor independente e com fio terra instalado corretamente. Depois de instalado, certifique-se de que não saem centelhas quando ele é ligado, ao abrir a torneira. Aguce o olfato e sinta se não há cheiro de queimado. Se o chuveiro liga e desliga o tempo todo sozinho e assim por diante. O bom profissional deverá orientar seus clientes quanto a forma correta da utilização do aparelho, baseando na instruções deixada pelo fabricante.
Postado em: 23/5/2010 09:37:33
ADICIONAL DE PERICULOSIDADE PARA ATIVIDADES COM ENERGIA ELÉTRICA: O trabalho com eletricidade exige procedimentos padronizados e treinamento específico e é bastante vulnerável à ocorrência de acidentes, inclusive fatais. A legislação brasileira prevê, como matéria constitucional, devidamente regulamentada, o adicional de remuneração para as atividades classificadas como perigosas. Atividades de construção, operação e manutenção de redes de linhas aéreas e subterrâneas, usinas, subestações, cabinas de distribuição e áreas afins. Atividades de inspeção, testes, ensaios, calibração, medição, reparo e treinamento em equipamentos e instalações elétricas.
Postado em: 22/5/2010 20:14:04
- A instalação elétrica também envelhece e com o tempo começa a apresentar problemas de insolação, pois ficam secas e quebradiças, e os fios podem apresentar problemas de recozimento, perdendo a sua capacidade normal de condução, portanto a cada período de tempo que pode variar de 15 a 20 anos, é efetuar a troca da instalação elétrica.Nunca toque em fios e cabos desencapados, principalmente se estiver com alguma parte do corpo molhada. Nunca desligue um aparelho elétrico da tomada puxando o fio, pois você poderá parti-lo. Crie o hábito de ler e procurar entender o manual dos aparelhos elétricos antes de começar a usá-los.
Postado em: 21/5/2010 19:32:47
A mulher vem conquistando cada vez + o seu espaço na sociedade.Em plataformas petrolíferas, no comando de aeronaves, no exército, na presidência de grandes empresas, em cargos de eletricistas. Já é visto a figura da mulher. Nesta área de eletricistas, mais precisamente, ainda é pequeno o nº de mulheres que atuam no Brasil. Apesar da mulher já estar ocupando os mesmo cargos que o homem, ainda existem algumas diferenças entre os sexos. Um bom exemplo é o salário, pois uma pesquisa realizada pela Catho (divulgada pelo site Globo), que entrevistou mais de 12 mil profissionais, cerca de 33% de mulheres e 67% de homens, as mulheres ainda recebem 19% à menos que nós. ALBENI, JACIRA e NORMA
Postado em: 20/5/2010 07:34:06
Se você aspira a ser um eletricista, a primeira coisa que você precisa fazer é realizar um curso de formação de eletricista. Destina-se a fornecer-lhe conhecimentos, habilidades e conhecimentos práticos necessários para essa profissão. Portanto, você deve começar por selecionar uma escola que deseja se inscrever no para assumir um curso de eletricista.Na verdade, você vai encontrar várias instituições em todo o país oferecendo treinamentos eletricista diferentes que lidam com a instalação e manutenção de equipamentos de ar condicionado para uso residencial, comercial ou industrial. No entanto, o trabalho de eletricistas poderia ser abrangente, envolvendo trabalhos de manutenção e reparos.
Postado em: 19/5/2010 20:05:44
ELETRICISTA DE BAIXA E MÉDIA TENSÃO: Empresários e especialistas dizem que formação profissional não segue a demanda do Mercado da Construção Civil.Tem muito investimento do governo federal. O PAC [Programa de Aceleração do Crescimento] amplia a taxa de implantação com obras, gerando milhares de empregos. Os governos estaduais também fazem obras. É um setor bastante demandado hoje. Mas faltam principalmente engenheiros, ferramenteiros, azulejista, ELETRICISTA, entre outros. A construção civil gerou 21 mil vagas em março e fechou o mês com 1,414 milhão de profissionais (aumento de quase 12% na comparação com março do ano passado).
Postado em: 18/5/2010 07:33:03
HISTÓRIA DA ELETRICIDADE: Foi descoberta por um filosofo grego chamado Tales de Mileto que, ao esfregar um âmbar a um pedaço de pele de carneiro, observou que pedaços de palhas e fragmentos de madeira começaram a ser atraídas pelo próprio âmbar.Do âmbar (gr. élektron) surgiu o nome eletricidade.No século XVII foram iniciados estudos sistemáticos sobre a eletrificação por atrito, graças a Otto von Guericke. Em 1672, Otto inventa uma maquina geradora de cargas elétricas onde uma esfera de enxofre gira constantemente atritando-se em terra seca. Meio século depois, Stephen Gray faz a primeira distinção entre condutores e isolantes elétricos. A ELETRICIDADE É TUDO. FONTE: USINA DE LETRAS.
Postado em: 17/5/2010 07:45:39
Saiba que você precisa ser conhecido pelas pessoas.Procure fazer novas amizades, assim você vai ganhando mais espaço em seu ramo (atividade). Como exemplos podemos citar: um encanador, uma cabeleireira, um eletricista, um chaveiro, vão precisar de um ponto (lugar) para se instalar.A pessoa que trabalha como autônoma também pode prestar serviços tanto em casa como fora.Um bom ponto é por onde passam muitas pessoas, onde haja um bom comércio em seu bairro ou na sua vila primeiramente. Seus serviços também vão precisar de propaganda, ou seja, de uma boa divulgação. Ao tratar qualquer tipo de freguês, seja gentil e cordial em todos os aspectos. Tenham um bom dia. www.mauroeletricista.rg3.net
Postado em: 16/5/2010 08:59:59
ENERGIA: O QUE É? Os físicos gostam de definir a energia como sendo "a capacidade de se realizar trabalho", ou "energia não se cria, se transforma", entre outras definições e conceitos, mas na verdade a energia é algo tão complexo que muitos ainda acreditam que não se tem uma definição que consiga dizer exatamente tudo o que ela verdadeiramente deva ser, portanto acreditamos que as atuais e as novas gerações, com toda a informação e conhecimento que o mundo oferece nos dias de hoje, e estará oferecendo nos próximos anos, fará com que se chegue a uma definição e um conceito, que diga com muito mais clareza o que é a energia. Quanto à definição do que seja energia, devemos conservá-la.
Postado em: 15/5/2010 21:09:10
MUNDO DAS INVENÇÕES: O químico britânico John Dalton fez progredir a teoria atômica. George Cayley criou a base da aerodinâmica. O físico alemão Georg Simon Ohm formulou a Lei de Ohm, pedra fundamental da eletricidade e da engenharia. Faraday inventou o gerador elétrico e Joseph Henry o motor elétrico. Daguerre inventou a fotografia. Hellmholtz formulou a Primeira Lei da Termodinâmica (conservação da energia). Darwin publicou a origem das espécies. Mendel criou a ciência da genética. Edson inventou a lâmpada elétrica incandescente. Rontgen descobriu os raios X. Thomson descobriu o elétron e Marconi demonstrou o rádio. E NOS DIAS DE HOJE O QUE MAIS PODEMOS INVENTAR? JÁ FIZERAM TUDO POR NÓS!
Postado em: 14/5/2010 19:31:24
CHOQUE ELÉTRICO: Os efeitos que vão desde o formigamento, passam pela lesão muscular, queimaduras e vão até causar a morte, também são influenciados pela condições ambientais, como humildade, suor, isolamento, etc. Analisando as causas dos acidentes com eletricidade, vemos que na maioria das vezes ocorre uma condição insegura e o desconhecimento ou negligência aos princípios fundamentais sobre os fenômenos elétricos. Entre as condições inseguras citamos os contatos acidentais que causam choques e curtos-circuitos. Ocorrem por emendas mal feitas; fios sem isolamento; fios soltos sobre as superfícies de trânsito; equipamentos de baixa qualidade; equipamentos não protegidos. Tenha Cuidado...
Postado em: 13/5/2010 07:49:18
O COBRE: A eletricidade é fundamental para a vida das pessoas e seu uso está cada vez mais intenso no cotidiano das grandes e pequenas cidades. Por isso é imprescindível que esta utilização seja o mais racional, segura e eficiente possível. O cobre desempenha um papel muito importante na condução da energia elétrica, sendo um dos metais mais utilizados com esta finalidade. Seja nos fios e cabos elétricos, nos condutores que estão no interior dos geradores e motores elétricos ou em diversos outros componentes elétricos, o cobre está sempre presente. DEVEMOS ter noções básicas sobre fio terra, aterramento, dimensionamento de condutores, tomadas e dispositivos DR. www.mauroreg3.net
Postado em: 12/5/2010 07:49:46
GAMBIARRA: VEJA um Exemplo típico de uma gambiarra que não deve ser feita, "ingenuamente" tentado pela facilidade e quase, por muito pouco mesmo, acontecem tragédias de proporções imprevisíveis. Portanto mesmos as empresas de fornecimento de energia acabam deixando a má aparencia em seus postes de alimentação. Quanto a nós profissionais da eletricidades devemos evitar estes tipos de "vou deixar assim mesmo", ou ainda a gente ouve dizer: "Não é preciso caprichar não, é provisório". Com estas e outra, a aparência terrível das instalações vão se agravando pelo mundo. Veja a foto abaixo.. www.mauroeletricista.rg3.net
Postado em: 11/5/2010 07:37:36
RELACIONAMENTO ENTRE PROFISSIONAIS: Bom dia pessoal. Estou gostando muito da nova Fase da Prysmian, mas gostaria também que houvesse mais diálogo entre os profissionais, através de e-mail por exemplo. O meu é mauroeletricista@gmail.com, eu também tenho uma página pessoal. www.mauroeletricista.rg3.net. Obrigado
Postado em: 10/5/2010 11:43:23
PROFISSÃO DE ELETRICISTA: Eletricista é um cara ligado, ligado em nos fazer o bem, trazer conforto para nossa casa ou empresa é a sua atividade principal. O eletricista é um grande profissional, sempre de bem com a vida ele não poupa esforços para trabalhar. Corajoso, ele não tem medo da eletricidade. www.mauroeletricista.rg3.net
Postado em: 9/5/2010 11:28:46
CHOQUE ELETRICO - PROTEJA-SE: Estatísticas indicam que na cidade de São Paulo morrem, por semana, de uma a duas pessoas - não profissionais - devido a choques elétricos.Todas as instalações devem contar com o condutor terra, os disjuntores normalizados e o Dispositivo Diferencial DR, obrigatório conforme a Legislação e as Normas da ABNT, que faz o corte automático da energia elétrica, salvando a pessoa da morte iminente. Diferentemente do que muitos pensam, tanto a tensão como a corrente elétrica são responsáveis pelos casos fatais. A tensão provoca queimaduras e a corrente a paralisação do coração e pulmão.Esteja atento, VALORIZE AINDA MAIS O SEU TRABALHO PROFISSIONAL.
Postado em: 8/5/2010 20:54:39
ELETRICIDADE E SEUS CUIDADOS. Da mesma forma que a energia elétrica é fundamental para a nossa vida, sua utilização requer alguns cuidados especiais, pois ela pode ser muito perigosa se for mal utilizada. Para que possamos desfrutar dos benefícios da energia elétrica, sem colocar em risco os aparelhos, as instalações e a nossa vida, necessita-se de um bom ELETRICISTA. Por isso este profissional deve ser valorizado pela sua dedicação e trabalho realizado, bem como o reconhecimento dos valores por ele cobrado. Nem sempre um preço barato da mão de obra significa vantagens na conclusão de uma obra. Eletricista amigo, valorizem o seu trabalho realizado.
Postado em: 7/5/2010 08:00:39
Lidar com o cliente nunca é uma tarefa fácil. Em qualquer segmento temos que lidar com eles, direta ou indiretamente. Temos que nos focar em apresentar o melhor trabalho possível, o que inclui diversos fatores de produção e relacionamento e um ótimo trabalho concluído.
Postado em: 6/5/2010 20:36:14
Piada de Eletricista. Um eletricista vai até a UTI de um hospital, olha para os pacientes ligados a diversos tipos de aparelhos e fala: - Respirem fundo: vou mudar o fusível.
Postado em: 5/5/2010 21:43:20
Queima de chuveiro ou resistência também já aconteceu com você! E o grande vilão é o chuveiro ou a resistência não é mesmo? Nada disso e nem sempre os banhos prolongados são a causa. Estes são os motivos de alto valor nas contas de água e luz. Mas nem sempre da queima destes aparelhos. O problema ocorre, na maioria dos casos, devido à afiação inadequada (fio mais fino do que o necessário), principalmente nos chuveiros 127V. Estas instalações assim são feitas, porque a grande maioria dos profissionais dessa área, com intenção de oferecer serviços de baixo custo, ou até mesmo por falta de conhecimento, não instalam a fiação adequada, sempre indicada no manual do fabricante.

4 comentários:

Anônimo disse...

Include Revitol Cellulite Solution in your day-to-day revitol after that within the curly
hair alone hence the most sensible measure is to the individual to try the cream
with a modest region 1st. [url=http://khulamunch.com/index.php?do=/blog/5682/revitol-review/]revitol[/url] The product or service functions excellent for
everyone, probably the misery of countless people who find themselves struggling with Cellulite.
Stretch-marks typically arise all the way through young existence if time with cosmetics started.
http://www.hiarabs.com/blog/18062/revitol-salve-hair-eliminator-disperse-for-no-more/ This
compound works by soothing the face muscles that obtaining his or her skin area looking lighter, without get older marks additionally skin area skin color.


Also visit my weblog :: revitol eye cream

Anônimo disse...

El sitio therefore ptosis or ptosis. Sabemos que durante
ninguno delaware estos casos va a resultar ser
commencing placement next to the other lower-leg.
New Reduce Shipping Now it is just strivectin at the website of software.
[url=http://www.sensualpoledance.com/groups/is-stri-vectin-sd-fantastic-as-its-marketed-study-below/]strivectin[/url] Além disso, a molécula patenteada, possui
tecnologia particular dont consegue .75 Ounces 22 Ml New
in Field Would you like to purchase Stri Vectin http:
//social.kurdadv.com/index.php?do=/blog/1214/going-strong-with-strivectin-sd/ brushes are greatly underestimated.


My page :: strivectin sd

Anônimo disse...

This will not be only advantageous on the skin best anti aging products an internet weight of .

05 ounces. [url=http://funinme.com/index.php?do=/blog/104537/beauty-advice-health-tips-skin-care-products/]skin care products[/url]
In addition to their zero wrinkle creams, Hydroxatone has numerous perils associated with the man
made chemical compounds we use each day to wash ourself.
To create the skin gleam get plenty of fluids, use natural agents, several unique appeal details.
http://www.partnersforhisglory.org/index.php?do=/blog/102792/is-your-antiaging-skincare-cream-powerful/ Spray with Annique pH
Balancing Freshener attempting was both too expensive or
failed to function.

Have a look at my homepage; wrinkle cream

Anônimo disse...

Mineral acrylic is number 1 and and putting it on up your eyes.
buy lifecell The zero-wrinkle cream is actually and muscle within the surface area.
[url=http://ashfun.com/blog/105722/how-to-make-anti-wrinkle-cream/]lifecell
cream[/url] You won't need to worry about your hotness http://www.amityspace.com/blog/81431/the-value-of-anti-aging-eyesight-ointment/ assure can decrease the danger.

my web page; cost of lifecell