17 agosto 2007

Instalação elétrica: Fios, cabos e condutores

Fiação

Aplicação
* Como condutores de eletricidade, protegidos em eletrodutos, destinados à distribuição de luz, força motriz, aquecimento, sinalização e campainha. Em instalações fixas, embutidas ou aparentes.
Execução

* A bitola dos condutores e cabos, bem como o número de condutores instalados em cada eletroduto, deve obedecer as especificações de projeto.
* Executar a enfiação somente após estarem concluídos: revestimentos de paredes, tetos e pisos; impermeabilização ou telhamento da cobertura; colocação das portas, janelas e vedações (que impeçam a penetração de chuva); rede de eletrodutos e colocação das caixas de derivação, ligação ou passagem convenientemente limpas e secas internamente por meio de bucha embebida em verniz isolante.
* Não permitir a instalação de condutores e cabos isolados sem a proteção de eletrodutos ou invólucros, quer a instalação seja embutida, aparente ou enterrada no solo.
* A fim de facilitar a enfiação, usar talco como lubrificante.
* Não permitir emendas de condutores dentro dos eletrodutos; executá-las somente dentro das caixas de derivação, ligação ou passagem.
* O desencapamento dos fios para as emendas deve ser cuidadoso para não haver rompimento.
* Executar as emendas e derivações dos condutores de modo que assegurem resistência mecânica adequada e contato elétrico perfeito e permanente; o isolamento das emendas e derivações deve ter características no mínimo equivalentes às dos condutores utilizados.
* Fazer as emendas de cabos de bitola igual ou superior a 16mm².
* Não instalar nenhum cabo ou condutor nu dentro de qualquer tipo de eletroduto, incluindo-se o condutor de aterramento.
* Não passar os condutores por dentro de dutos destinados a instalações não-elétricas (dutos de ventilação, exaustão, etc.).
* As curvas realizadas nos condutores e cabos não devem danificar a sua isolação.
* Cabos utilizados em instalações subterrâneas não devem sofrer esforços de tração ou torção que prejudiquem sua capa isolante.
* Nos casos de instalação de condutores ligados em paralelo, bem como instalações, emendas e derivações realizadas dentro de caixas, quadros, etc., observar as prescrições da norma NBR-5410.
* Nas ligações dos condutores a chaves, disjuntores e bases fusíveis, utilizar terminais apropriados.
* As ligações dos condutores às enfiações das luminárias, principalmente as de lâmpadas fluorescentes, projetores da quadra de esportes e luminárias externas, devem ser feitas por meio de conectores com isolação plástica.
Fonte: consfde.edunet.sp.gov.br

A diferença entre um Fio e um Cabo é a flexibilidade.
Os fios são feitos de um único e espesso filamento, e por isso são rígidos. Os cabos são feitos por diversos filamentos finos, o que lhes dá maleabilidade e facilita sua colocação dentro dos eletrodutos.

Os fios e cabos elétricos de potência em baixa tensão são os responsáveis pela transmissão de energia em circuitos de até 1000 volts.
São basicamente constituidos de tres partes distintas...

Devem ser usados os Fios e Cabos de cobre de alta condutibilidade, tipo anti-chamas, com revestimento termoplástico e nível de isolamento para 750V e 1000V, salvo indicação em contrário do projeto executivo de elétrica.

* Cada fio ou cabo deve conter as seguintes informações gravadas de forma contínua: bitola - isolação - temperatura - nome do fabricante.


Lembre-se
... a vida útil dos fios e cabos elétricos é de 20 anos ?
Este dado, porém, depende das condições de instalação e uso.... fios e cabos elétricos desencapados e emendas mal feitas, desperdiçam energia elétrica ?
... um disjuntor antigo ou hiperdimencionado, pode não desarmar quando ocorrer um curto-circuito e você terá um principio de incêndio em sua residência ?

A flexibilidade dos condutores elétricos
Um condutor elétrico pode ser constituído por uma quantidade variável de fios, desde um único fio até centenas deles.Essa quantidade de fios determina a flexibilidade do cabo.
Quanto mais fios, mais flexível o condutor e vice-versa.Fonte: www.ipce.com.br
Qual a diferença entre cabo flexível e fio rígido?
As características elétricas (capacidade de condução de corrente, resistência da isolação, etc.) dos cabos flexíveis são as mesmas dos fios rígidos.A grande diferença é que os cabos flexíveis são melhores para a instalação devido ao fácil manuseio.Fonte: Pirelli


Existe alguma limitação para a ocupação de cabos dentro de eletrodutos?
De acordo com a NBR 5410 os fios ou cabos não devem ocupar mais do que 53% da área útil do eletroduto quando é utilizado um condutor, 31% quando são utilizados dois e 40% para três ou mais condutores no mesmo eletroduto.

2 comentários:

Anônimo disse...

Boa tarde
Em qual pagina esta decrita essa afirmação?

José disse...

No site www.sibratec.ind.br é possível encontrar várias tabelas técnicas e materiais técnicos que podem ser interessantes a todos os que trabalham com eletricidade.